Um plano para vender doces e ter um natal lucrativo, nada mais é do que uma lista de ações que você vai fazer de forma estrátegica e intencional buscando um objetivo específico.
De forma bem resumida eu poderia te falar que o plano consiste em:
Definir os produtos que vamos vender
Divulgar esses produtos para possíveis clientes e
Vender.
Mas eu quero te dar mais detalhes desses passos, então fique comigo até o final, combinado?
Não se trata apenas de fazer Campanha de Natal ou até mesmo de vender, mas alcançar o objetivo que na grande maioria das vezes é obter LUCRO com a campanha de natal. Eu já ouvi muitos relatos de alunas falando, vendi e não vi $$, quase morri de trabalhar e no final não vi $$, e não é isso que eu quero que aconteça com você.
Olha esse depoimento da Liliane
Ela estava vendendo com prejuízo e entendeu porque na Páscoa ela trabalhou muito e não viu $$ no final.
Vamos falar agora então sobre os 3 passos para ter um natal lucrativo.
PASSO 1: Definir os produtos que você vai vender no natal.
Na hora de definir os seus produtos você deve levar em consideração:
1- MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: a margem de contribuição é quanto entra para a sua confeitaria quando você vende o seu produto, depois de tirar custos com ingredientes e embalagens.
Você precisa garantir que não está vendendo com prejuízo que nem a Liliane e nem com uma margem muito baixa.
Precifique os seus produtos de forma que o CMV de cada produto (CUSTO DE MERCADORIA VENDIDA) seja no máximo de 40% do preço. 2- CAPACIDADE DE PRODUÇÃO: quantos produtos você consegue produzir sozinha? com ajuda? O resultado da campanha está diretamente ligado com sua capacidade de produção.
Conhecer o custo e a margem desses produtos pode te ajudar nessa decisão.
3- PÚBLICO DESEJADO: Definir o público que você quer trabalhar vai ter ajudar a tomar decisões e se comunicar com ele. Você vai antender empresas? Para lembrancinhas ou com sobremesas para confraternizações? Vai ser o cliente final? Qual poder aquisitivo desse público?
O público definido vai te ajudar MUITO na comunicação, na divulgação dos produtos.
4- COMPETITIVIDADE DE MERCADO: É óbvio que você precisa saber e conhecer o mercado, quem são seus concorrentes, o que estão oferecendo, por quanto estão vendendo etc.
5- META DE VENDAS: Os produtos que você vai escolher estão diretamente ligados com a sua META de vendas.
EXEMPLO: quero lucro operacional de R$ 1000, e o produto que vendo tem uma margem de R$ 7. Logo, para ter o lucro de R$ 1000 eu preciso vender 143 produtos e eu não tenho capacidade de produção para 143 produtos. CONCLUSÃO: esse produto não é viável.
CRÉDITOS imagens: @mmartinsconfeitaria
PASSO 2: Divulgar seus produtos com um cardápio atrativo e intencional.
O cardápio tem a função de:
apresentar seus produtos
despertar desejo com fotão
chamar atenção
A percepção de valor dos seus produtos pode ser afetada diretamente pelo seu cardápio, com fotos feias, pouco nitidas, com um design feio e descuidado.
Não é necessário que você contrate um profissional para fazer isso, hoje em dia os templates editáveis do CANVA permitem que você tenha um cardápio profissional.
Alguns conselhos úteis:
1- Utilize fotão dos produtos, divididos em categorias: lembrancinhas, presentes e sobremesas
2- Utilize uma descrição que desperte desejo e agregue valor: caseiro, autêntico, crocante, cremoso, etc.
3- Crie ancoragens para aumentar percepção de valor e facilitar venda.
PASSO 3: Aplicar estrátegias de vendas, documentando todo processo e medindo os resultados.
Algumas estátegias que você deve/pode utilizar:
compra ativa
venda ativa
botão impulsionar instagram
influencers
comissionamento
parcerias locais
degustações
descontos/promoções
Se você chegou até aqui eu tenho 1 presente para você!!
TAG - ADESIVO natal
(Baixe a imagem abaixo e imprima para utilizar nos seus produtos)
Utilize como TAG ou ADESIVO para deixar os seus produtos mais bonitos e atrativos. O tamanho de cada TAG é 6,5x6,5cm.
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